Na FCecon, 23ª Semana de Enfermagem contará com pesquisadores renomados

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (Susam), realiza a 23ª Semana de Enfermagem na próxima quinta (30/05) e sexta-feira (31/5). Com o tema “Desafios da enfermagem para uma prática com equidade”, o evento científico contará com a presença de profissionais renomados da área oncológica, além de uma vasta programação científica, com palestras e minicursos. IMG_1726

A 23ª Semana de Enfermagem é aberta ao público, sendo voltada para profissionais da área da saúde, estudantes, pesquisadores e funcionários da unidade hospitalar. A abertura do evento acontecerá no auditório João Batista Baldino, 3º andar da FCecon, localizada na rua Francisco Orellana, 215, bairro Dom Pedro, zona centro-oeste.

A palestra magna será proferida pela enfermeira Maria Alex Sandra Costa Lima Leocádio (Coren/AM), que terá como tema “Empreendedorismo da Enfermagem: novos horizontes após a Resolução Cofen nº 568/2018”. Em seguida, a coordenadora estadual de Atenção Oncológica, enfermeira Marília Muniz, abordará as “Ações e impacto na prevenção e combate ao câncer no Amazonas”.

Convidados – Conforme os membros da comissão organizadora, a 23ª Semana de Enfermagem contará com a presença de renomados pesquisadores do eixo Rio-São Paulo, que proporcionarão o intercâmbio de conhecimentos científicos com os profissionais locais, como a médica mastologista Sandra Gioia.

A coordenadora do serviço de Quimioterapia, enfermeira Edilene Coelho Duarte, destacou que Gioia foi a pioneira no Brasil do projeto “Navegação de Pacientes”, é embaixadora do Global Cancer Institute (Boston-EUA), além de ser a vice-presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM).

A gerente de Enfermagem, enfermeira Michele Albuquerque, lembrou que a Fundação implantou, no mês de março deste ano, o projeto-piloto “Enfermeira Navegadora”. “A iniciativa tem contribuído para a melhoria do atendimento prestado aos pacientes, familiares e cuidadores durante todo o processo terapêutico. O primeiro a receber a ação foi o serviço de Mastologia”, frisou.

Segundo a chefe do Departamento de Enfermagem, enfermeira Tereza Santos, outra convidada que merece destaque é a enfermeira oncologista Ana Maria Teixeira. “Ela trabalha no Hospital Alemão Osvaldo Cruz (SP) e é membro da diretoria da Associação Brasileira de Enfermagem em Oncologia e Onco-Hematologia (Abrenfoh/Haoc). Ana Maria falará sobre métodos de educação para a assistência oncológica na capacitação de equipes de enfermagem”, pontuou.

Inscrições – As inscrições estão limitadas a 112 participantes e podem ser feitas até no dia do evento, se ainda houver vaga. Mais informações podem ser obtidas pelos números (92) 3655-4703 e 3655-4763. O atendimento está sendo realizado na secretaria do Departamento de Ensino e Pesquisa (DEP), das 8h às 17h, 3º andar do hospital.

Os valores das inscrições variam conforme a categoria profissional e o nível de formação: para profissionais de nível superior, é de R$ 40; para estudantes de nível superior, R$ 30; para técnicos de enfermagem, R$ 25; e para estudantes de nível médio, R$ 20. Profissionais da FCecon são isentos.

Texto: Luís Mansueto / FCecon