‘Novembro Azul’ chama atenção para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata
A Liga Amazonense Contra o Câncer (Lacc), entidade parceira da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), abriu, na noite desta quarta-feira,1, a campanha Novembro Azul no Estado. O evento aconteceu no complexo turístico da Ponta Negra – avenida Coronel Teixeira, zona Oeste, com a presença de cerca de mil pessoas. Na ocasião, a orla foi iluminada de azul, que simboliza o movimento em todo o mundo. Na capital, a atividade contou com o suporte da Prefeitura de Manaus, através do Fundo Manaus Solidária.
A campanha foi iniciada com a apresentação da Banda da Marinha, que atraiu o público do local para a frente do palco. De acordo com o presidente da Lacc, mastologista Jesus Pinheiro, o movimento surgiu em 2003, na Austrália, no dia 17 de novembro, quando se comemora o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. A campanha busca sensibilizar os homens sobre a importância da prevenção às doenças que acometem os homens e, em especial, ao câncer de próstata, o tipo de maior incidência entre a categoria no Amazonas.
“O envolvimento das autoridades e entidades de apoio à causa câncer é essencial para ampliarmos a divulgação acerca da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, que tem previsão de 520 casos para este ano no Estado, cerca de 28 diagnósticos para cada 100 mil homens”, frisou.
“Sendo assim, a participação da Sociedade Brasileira de Urologia, do Governo do Estado – através da Secretaria de Estado da Saúde (Susam) – e da Prefeitura de Manaus – através do Fundo Manaus Solidária e da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) -, ajudam a fortalecer a campanha, facilitando o acesso aos exames preventivos e levando informação à sociedade”, completou Pinheiro.
A diretora-presidente da FCecon, engenheira biomédica Ana Paula Lemes, explica que durante a abertura, a equipe do Departamento de Prevenção e Controle do Câncer (DPCC) da instituição, distribuiu material educativo, elaborado especialmente para o Novembro Azul.
A enfermeira Marília Muniz, coordenadora estadual da Atenção Oncológica no Amazonas, explicou que o prefeito Arthur Virgílio foi convidado a apadrinhar o movimento por ter enfrentado e vencido o câncer de próstata. Ela também ressaltou que um cronograma com palestras e divulgação na mídia local, está sendo criado, de modo a levar à maior quantidade de pessoas, as orientações pertinentes sobre a doença.
“Alertamos a população masculina que está na faixa etária de risco, que não só no mês de novembro, mas durante todo o ano, busque realizar seu exame de PSA (sanguíneo) e o exame do toque retal com um urologista, descartando eventuais alterações ou detectando-as o mais cedo possível, elevando as chances de sucesso no tratamento”, explicou. O urologista Giuseppe Figliuolo, presidente da seccional da Sociedade Brasileira de Urologia, reforçou que as entidades envolvidas com a causa preconizam os exames periódicos a partir dos 50 anos, à exceção dos homens que tenham histórico na família, que devem iniciar o rastreio aos 45 anos.