3o Pan Amazônico de Oncologia atrai centenas de participantes para atividades multidisciplinares

O 3o Congresso Pan Amazônico de Oncologia, promovido pela Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (Susam), iniciou na manhã desta quarta-feira, 11, com a presença de aproximadamente mil participantes, entre inscritos e palestrantes de instituições renomadas de todo o País. A atividade ocorre até o próximo sábado, 14, no Hotel Intercity Premium Manaus, na rua Monsenhor Armond, Adrianópolis.

Entre os temas abordados no primeiro dia de evento estiveram: câncer cervical; rastreio de câncer de colo uterino através de diversas técnicas de coleta de preventivo e análise de material; manejo do paciente com câncer de mama; perfil molecular das pacientes com esse tipo de neoplasia; agentes oncogênicos; radioterapia e suas aplicações; braquiterapia; câncer de cabeça e pescoço, entre outros.

Segundo a chefe do Departamento de Ensino e Pesquisa da FCecon, enfermeira Júlia Mônica Benevides, o congresso conta com a participação de especialistas atuantes no Amazonas engajados no meio científico e que encabeçam importantes pesquisas na área oncológica, além de representantes dos grandes centros de saúde considerados referência em todo o País, a exemplo do Hospital de Barretos, AC Camargo, USP, Instituto Nacional do Câncer (Inca), entre outros.

“O Pan Amazônico contribui para a atualização profissional e também para a formulação de novas políticas públicas que no futuro contribuirão tanto para o combate e controle do câncer, quanto para a melhoria da assistência ao paciente, já que entre os temas abordados estão novas técnicas cirúrgicas, de rastreio, acompanhamento e tratamento do câncer”, destacou.

ApN6Sev1a1phmvz9dKD01qDhXjF37QvVmMfMMmCNOa3j AhOyQVwQxSePT82rLlBPuabcUcookW4A7RKQfCg9uu5V AgHg5CubYrE9LtqvWLNRa3Ug5SjpkLmIqjUGFPl7ORiF

Um dos participantes do evento, que reúne cerca de 140 atividades, é o presidente da Escola Brasileira de Mastologia, Luiz Frasson. Ele participou de uma mesa redonda para debater a cirurgia de mastectomia subcutânea. Trata-se da retirada da mama de pacientes com câncer, geralmente em estágio inicial, com a preservação da pele e do mamilo, técnica que possibilita a reconstrução com melhor resultado estético. De acordo com ele, a técnica, que exige treinamento por parte dos cirurgiões, começou a ser utilizada em 2001, com o objetivo de elevar a autoestima da paciente com câncer.

O gerente do Serviço de Mastologia da FCecon, mastologista Elias Carvalho, participou da mesma ocasião com a proposta de ampliação da informação às mulheres amazonenses. De acordo com ele, o projeto será levado às secretarias Municipal e Estadual de Saúde, de odo a ampliar a informação ao público feminino sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, que contribui para a redução da mortalidade e aumenta as chances de cura da doença.

AqMQKyp9VrmbklP5q86NZnPS5_GeCvfhpltRFT0l8uyy12218391_898704610215581_1761858290_o12226634_898702926882416_1382126702_n12231141_898702903549085_1873197142_n

O cronograma também incluiu palestra com a convidada de São Paulo, doutora Cecília Rotelli, que falou sobre os testes rápidos para o rastreio do câncer de colo uterino, tipo da doença com maior incidência no Amazonas entre as mulheres. Entre eles, foram descritos os testes DNA/HPV – testado em mulheres de diversos países -, autocoleta – testado no Amazonas no município de Coari, durante projeto piloto -, entre outros cujos materiais são submetidos à análise via citologia em meio líquido, método que garante maior eficácia na localização de células com algum tipo de alteração.

A programação completa do evento está disponível no site www.panamazonicodeoncologia.com.br ou no site da FCecon, www.fcecon.am.gov.br . As inscrições para participar em qualquer dia do congresso podem ser feitas no local do evento, restando poucas vagas.