18a Semana da Enfermagem da FCecon traz vasta programação e segue até o dia 15


Com o objetivo de promover a troca de experiências e as discussões em torno de temas relacionados à oncologia e às técnicas de assistência, a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão do Governo do Estado vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Susam), deu início, nesta terça-feira, 13 de maio, à 18a edição da sua Semana da Enfermagem, que contou com a presença de 160 pessoas, aproximadamente. O evento, que tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam), segue até o dia 15 deste mês, com uma vasta programação.


Para o pneumologista Edson de Oliveira Andrade, diretor-presidente do hospital, hoje considerado referência no tratamento do câncer em toda a Amazônia Ocidental, o evento contribui para a melhoria no atendimento ao público, uma vez que promove a atualização dos profissionais e, consequentemente, avanços na política de acolhimento do paciente oncológico.


Na semana em que se comemora o Dia do Enfermeiro, o evento é realizado simultaneamente em todo o País, seguindo a programação da 75a Semana Brasileira de Enfermagem, promovida pela Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn). No caso do Amazonas, o evento está na 64a edição e a abertura das atividades, que acontecem em várias instituições, esta semana, ocorreu na FCecon, com a apresentação do Coral da Eletrobras Amazonas Energia e da Banda da Polícia Militar.


A enfermeira Noeli das Neves Toledo, doutora em Ciências da Saúde e professora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), abriu as palestras para um público oriundo da capital e do interior do Estado. O tema escolhido foi ‘Tendências da saúde e da epidemiologia dos povos indígenas da Amazônia’.

Durante a apresentação, Noeli, que já participou de ações de saúde em aldeias e comunidades indígenas, relatou as práticas adotadas nesses locais por agentes e profissionais de saúde e destacou a importância da adaptação desses profissionais à cultura e às necessidades indígenas para que os tratamentos ocorram da melhor forma possível. Nas unidades de saúde, ela explicou que é necessário buscar mecanismos de comunicação com os pacientes das diversas etnias, de modo a estabelecer uma relação de confiança com os mesmos, aumentando as chances de sucesso nos tratamentos, o que pode se aplicar também nas unidades de tratamento oncológico.

A coordenadora da 18a Semana da Enfermagem da FCecon e chefe da Diretoria de Ensino e Pesquisa da instituição, enfermeira Júlia Mônica Benevides, falou da importância do evento de cunho científico, da participação de profissionais e acadêmicos, e lembrou da luta travada pela categoria, no decorrer dos anos, pelo reconhecimento e por melhorias à classe. “Não existe nada maior que o conhecimento na vida. Contribuindo com isto, este evento está sendo tratado como um convite à comunidade científica da enfermagem para discutir os avanços na nossa área”, assegurou.

Também estiveram presentes na abertura a Diretora de Ensino e Pesquisa da FCecon, dra. Kátia Luz Torres, que comentou sobre a importância do Programa de Residência desenvolvido pela instituição, e que inclui a área da enfermagem; e o presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas (Coren-AM), Davi Lopes Neto.

No horário da tarde, outras duas enfermeiras convidadas palestraram no evento: Simone Gaynett – com o tema ‘ Vivências em UTI oncológica’ -, e Michele Albuquerque, que falou sobre ´Intervenções de enfermagem frente às complicações em pacientes com câncer de colo de útero’. Encerrou o ciclo do primeiro dia a médica pediatra Arinete Veras Fontes Esteves, com a palestra ‘ Panorama na oncologia’. A programação completa do evento está disponível no site da FCecon (www.fcecon.am.gov.br).

Publicado em: 15/05/2014.